Total de Visitas:

8 de dez. de 2010

CONTROLE SOCIAL E DIREITO - PARTE 2

*
(...)continuando(...) 
 
 
Os usos pertencem a práticas ditas superficiais;
* O costume –conjunto de procedimentos que se referem a valores considerados "sagrados".
*As leis, quanto à sua elaboração dependem:
*a) Base Moral: Uma necessidade de preservar burocraticamente um costume;
*b) Base Técnica: estabelecer racionalmente um comportamento ou prática.
 
 
*Expresso em: usos, costumes e opinião pública - é exercido sem dispositivos burocráticos.
*As sanções - do tipo "desconsideração social" - variam da reprovação, à marginalização por pane do grupo.
*Um comportamento que se desvie dos usos provoca reprovação manifesta como "malvisto", "mal-educado".
 
 
*Os costumes (mores) avaliam a retidão dos atos humanos.
 
*Os costumes compreendem normas de conduta relativas tanto à vida individual quanto à grupal tendo em vista os objetivos sociais e as expectativas de comportamento.
* "O domínio interno pertence à consciência moral e filia-se ao individual (indivíduo socializado, indivíduo em um contexto sociocultural).
*Esse domínio interno envolve três elementos:
*A) intelectual – juízos de valor;
*B) polarizador – o bem objetivado;
*C) ativo. a determinação da vontade“
* (Castro, 2003:96).
 
 
expl Laylana.: É a minha consciência que vai fazer com que eu tome determinada atitude, porque eu tenho meu juízo de valor, tenho um bem objetivado e tenho a minha vontade. Como eu digo sempre" vontade é algo que dá e passa...". Eu posso querer, por exemplo, jogar um copo de suco na cara de alguém que odeio, masssssss eu sei que isso é feio, que isso é "errado" e no mínimooooo vão dizer que eu sou desequilibrada, aí a consciência pesa, os valores morais estão dentro de mim, eu sou alguém que penso, que raciocino, e eu não faço tamanha besteira.Tudo vem de um contexto, que parte de mim e se expande para o grupo, afinal, a gente vive em sociedade. É mais ou menos isso que entendi... rsrs! Ajudem aí nos recados por favorrr!!

Um comentário:

  1. meu blog tá aparecendo uma listra branda na lateral esquerda?? alguém tá vendo isso tb?? help!!

    ResponderExcluir

Deixe comentários, sugestões ou dúvidas.