Logo no início dos slides da prof. de sociologia, temos o conceito de CONTROLE SOCIAL e seus tipos INFORMAL e o FORMAL.
Não é tãooo difícil entender esse assunto, até porque a própria palavra CONTROLE já diz muita coisa. Eu explicaria o controle como manutenção de uma ordem, comando, algo assim. É ter "domínio". Mas, busquem os conceitos definitvos em livros, até pq isso saiu da minha cabeça.. hahahaha!
De já, pelos slides, vou definir abaixo, a diferença entre CONTROLE SOCIAL INFORMAL e o FORMAL, e depois segue o restante desse conteúdo!
BOM ESTUDOO!!!
CONTROLE SOCIAL INFORMAL: se ele é informal, é porque não tem um controle burocrático e formal; ele é exercido sem dispositivos burocráticos.
CONTROLE SOCIAL FORMAL: se ele é formal, então conta com instituições especializadas para exercê-lo.
Em nossa sociedade, ocorre a ANOMIA!
ANOMIA: comportamentos reais não se harmonizam com os valores considerados básicos.
É o momento crucial que exige?
A) atuação dos detentores do poder para inovar ou
B)movimentos sociais eficientes que exijam ou promovam as mudanças necessárias visando à eunomia.
Mas, qual o critério avaliador da conduta humana? Existe esse critério?
Existe, é o bem ou a satisfação do sujeito-agente.
Podemos conceituar controle social como:
"conjunto de dispositivos sociais - usos, costumes, leis, instituições, sanções - que objetivam a interação social de indivíduos, o estabelecimento da ordem, a preservação da estrutura social, alicerçado nos valores e expresso na imposição de vontade dos líderes, da classe dominante ou do consenso grupal"
Na prática, o rigor da sanção decorrente da transgressão da norma é o que nos permite identificar o grau do valor e seu significado para o grupo.
Explicação(Laylana): Ora, se eu passo por cima de uma norma social, se eu faço algo errado perante a sociedade ou a um grupo, claro que vou ser repreendida de alguma maneira. Frente a um ato em que, por exemplo, causei dano a alguém, vou ser "apontada" e perante ao direito, vou sofrer algum tipo de punição. É aí que é identificado o rigor da sanção, onde ela identifica o grau do valor e o que meu ato significa para o grupo.
Os usos se definem pela repetição de determinadas práticas consideradas válidas para circunstâncias determinadas.
Quando algum valor é considerado fundamental para o grupo, a repetição de condutas provoca o aparecimento do costume.
Explicação(Laylana): A repetição de determinadas condutas, faz com que apareça o costume. E o costume está exatamente em você fazer coisas repetidamente, que fazem com que você mesma se acostume e o grupo se acostume, e tome aquilo como certo ou favorável pro grupo e pra sociedade. E algo diferente disso, algo que - de alguma forma - vá ferir esse costume, faz com que sejamos apontados, ou visto com "péssimo olhos".
(...) CONTINUA....
:)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe comentários, sugestões ou dúvidas.