Curso | Período | Semestre Letivo |
Bacharelado em Direito | 3º | 2011.1 |
Disciplina | Carga Horária | |
Teoria Geral do Processo | 72 h | |
Professor(a) | Titulação | |
Arnaldo Boson Paes | Mestre / Doutorando em Direito |
Ementa |
Noções introdutórias e históricas. Institutos Fundamentais do Direito Processual: Jurisdição, Ação e Processo. Processo e Constituição. Aplicação do Direito Processual. |
Objetivo Geral |
1) Compreender seus fundamentos teóricos a partir da influência que a Constituição exerce sobre a Teoria Geral do Processo; 2) Compreender a importância da Teoria Geral do Processo como disciplina que fundamenta e espraia-se por todos os ramos do Direito Processual; 3) Proporcionar instrumental teórico sobre os institutos fundamentais da jurisdição, ação, defesa e processo, procurando apresentar os tópicos necessários para a compreensão do Direito Processual. |
Objetivos Específicos |
Propiciar aos alunos o estudo das categorias básicas do direito processual, com a finalidade de introduzi-los nos conceitos mais gerais do Direito Processual. Os objetivos específicos residem em proporcionar o estudo das relações entre sociedade e direito, processo e direito processual, ciência do direito processual, processo e constituição, princípios gerais processuais, norma processual, jurisdição e seus órgãos, ação, processo, seus sujeitos e atos processuais, prova, recursos e coisa julgada. |
Conteúdo Programático1. SOCIEDADE E SISTEMA JURÍDICO 1.1. Sociedade e Direito 1.2. Conflitos de interesse 1.3. Formas de resolução dos conflitos 1.4. Meios alternativos de resolução dos conflitos 2. CONSTITUIÇÃO, PROCESSO E DIREITO PROCESSUAL 2.1. Funções do Estado moderno 2.2. Direito material e direito processual 2.3. Direito processual constitucional 2.4. Direito constitucional processual 2.5. Acesso à justiça 2.6. Instrumentalidade do processo 3. PINCÍPIOS GERAIS PROCESSUAIS 3.1. Noção de princípio 3.2. Funções dos princípios 3.3. Princípios processuais 4. NORMA PROCESSUAL 4.1. Classificação 4.2. Objeto 4.3. Natureza 4.4. Fontes 4.5. Eficácia 4.5.1. No espaço 4.5.2. No tempo 4.6. Interpretação 4.7. Integração 5. JURISDIÇÃO 5.1. Noção 5.2. Características 5.3. Objetivos 5.4. Princípios 5.5. Espécies 5.6. Limites 6. PODER JUDICIÁRIO 6.1. Funções, estrutura e órgãos 6.2. Independência e garantias 6.3. Justiças da União 6.4. Justiças dos Estados 6.5. Competência 7. AÇÃO 7.1. Conceito 7.2. Elementos 7.3. Condições 7.4. Classificação 7.5. Defesa 7.6. Espécies de resposta 8. PROCESSO 8.1. Noção 8.2. Classificação 8.3. Natureza jurídica 8.4. Relação processual 8.4.1. Pressupostos 8.4.2. Características 8.4.3. Efeitos 8.5. Sujeitos do processo 9. ATOS PROCESSUAIS 9.1. Classificação 9.2. Tempo e lugar 9.3. Prazos 9.4. Nulidades 10. PROVA 10.1. Noção 10.2. Meios 10.3. Objeto 10.4. Ônus 10.5. Valoração 11. RECURSOS 11.1. Conceito 11.2. Princípios 11.3. Classificação 11.4. Juízos de admissibilidade e de mérito 11.5. Pressupostos 11.6. Efeitos 12. COISA JULGADA 12.1. Noção 12.2. Coisa julgada formal e material 12.3. Limites subjetivos e objetivos |
Recursos e Procedimento Didáticos |
· Aulas expositivas · Seminários · Debates · Exercícios práticos · Análise jurisprudencial · Visitas |
Procedimento de Avaliação |
Os alunos serão avaliados através de atividades que abordarão aspectos doutrinários, jurisprudenciais e práticos. Nas atividades subjetivas será facultada a consultada à legislação não comentada ou anotada. O sistema de avaliação prevê assiduidade (mínimo de 75% de freqüência) e aproveitamento igual ou superior a 7,0 (sete) na média aritmética das avaliações parciais. As atividades de avaliação podem compreender provas subjetivas ou objetivas, resenhas, produção de textos ou seminários. |
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